domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ecofrota de ônibus começa a circular na capital paulista

Postado em 11/02/2011 ás 15h30


Os veículos movidos a biodiesel, que compõem a Ecofrota, emitem 2% menos de dióxido de carbono. l Imagem:Prefeitura de São Paulo

A cidade de São Paulo estreou nesta sexta-feira (11) uma nova frota de ônibus criada para reduzir as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo transporte público. Os 1.200 ônibus que começaram a circular possuem 20% de biodiesel em seu combustível.

A medida vinha sendo testada há alguma tempo e somente agora foi concretizada. Os veículos movidos a biodiesel, que compõem a Ecofrota, emitem 2% menos de dióxido de carbono. Esse é apenas mais um passo que a prefeitura dá em direção ao cumprimento das metas de redução para a capital paulista.

A qualidade do ar e a quantidade de gases poluentes que são emitidas pelos meios de transporte preocupam os paulistanos. Conforme informado pelo assessor de assuntos ambientais da São Paulo Transportes – empresa que coordena o transporte público feito através de ônibus na cidade -, Márcio Schettino, existe um estudo realizado pela USP mostrando que a expectativa de vida dos paulistanos diminui um ano graças à poluição veicular e os danos que ela causa à saúde.

Schettino também explicou que, mesmo que o biodiesel custe mais caro que os combustíveis tradicionais, os gastos extras não serão repassados à população, que paga atualmente a tarifa mais cara do Brasil. Segundo o assessor, o investimento será custeado totalmente pela prefeitura visando uma melhora na saúde da população.

Essa não é a única proposta para tornar os ônibus de São Paulo mais eficientes energeticamente. Estão sendo testados carros com motores híbridos e elétricos e a cidade já anunciou a compra de 50 veículos movidos a etanol.

A lei de mudança climática estadual define que nos próximos nove anos o estado consiga reduzir 20% das emissões de CO2. Além disso, toda a frota de ônibus da capital precisará circular com combustível mais limpo até 2018. Com informações do G1.

Redação CicloVivo

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